Ação de conscientização e prevenção ao Coronavírus
Famabi distribui sabão ecológico
Famabi distribui sabão ecológico
Famabi distribui sabão ecológico em ação de conscientização e prevenção ao Coronavírus
Iniciativa contou com o apoio da PRF
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi) promoveu nessa quinta-feira (2) uma ação de conscientização sobre os cuidados de higiene e prevenção do Coronavírus (Covid-19). A iniciativa foi realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no posto localizado na BR-101, em Biguaçu. Além das informações, os motoristas abordados receberam sabão ecológico produzido pela fundação através do Setor de Educação Ambiental.
Lavar as mãos com água e sabão é uma orientação básica eficiente para evitar uma série de doenças e que tem sido muito recomendada no enfrentamento da pandemia.
A produção de sabão ecológico faz parte das oficinas temáticas da Famabi programadas para este ano. Mensalmente serão promovidos dois encontros ensinando a população como produzir o produto através do reaproveitamento de óleo de cozinha usado. O primeiro encontro seria realizado nessa quinta-feira, mas foi cancelado em razão do decreto de isolamento social.
Enquanto não houver o retorno das atividades, a equipe da Famabi continuará produzindo o sabão semanalmente e promovendo novas ações.
Além da entrega para motoristas, foram doados sabões para os funcionáriosdo Lar do Idoso do Seu Doca e para a Secretaria Municipal de Assistência Social, a fim de compor a cesta básica da população de rua.
Sociedade pode colaborar
O descarte incorreto do óleo de cozinha usado em ralos é extremamente danoso ao meio ambiente. Um litro de óleo pode poluir 10.000 litros de água. Por isso, é importante a colaboração da sociedade na preservação e destinação correta.
Em Biguaçu, o óleo de cozinha deve ser descartado junto ao material reciclado dentro de garrafas pet. O óleo não pode ser misturado com outro líquido e nem armazenado em pote de vidro.
O sabão no combate ao Coronavírus
O SARS-CoV-2, popularmente conhecido por Coronavírus, possui uma característica de envelopamento por cima do capsídeo, estrutura que recobre o genoma do vírus. É nessa camada lipídica que ficam as proteínas que fazem interação com as membranas das nossas células para nos infectar.
Essa camada pode dar a impressão de proteção para o vírus, mas o que acontece é o contrário, pois por conter gordura, ela é muito sensível ao sabão e a solventes. Após contato com o sabão as moléculas de gordura se quebram, o vírus é submetido a dessecação (extrema secura) e morre.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Pedágios da Arteris Litoral Sul terão reajuste a partir de 9 de julho
Motorista morre em engavetamento com cinco veículos na BR-101 em Joinville
Morre Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC e figura histórica da educação em Santa C...
Incêndio atinge residência multifamiliar no bairro Pantanal, em Florianópolis